MENSAGEM
Amigos Munícipes,
O Natal é, para todos nós, uma das épocas mais importantes do ano, definidora da nossa identidade insular, social e cultural, em que se celebram os valores da família, da alegria, da solidariedade, da afetividade e da maior proximidade entre povos.
Como é natural, dada a importância da nossa cidade, enquanto capital da Região Autónoma da Madeira, onde quase todas as grandes festividades acontecem, e dada a sua dimensão humana, tendo em conta a população residente e o crescente número de visitantes, a Câmara Municipal do Funchal decidiu, uma vez mais, contribuir positivamente para tornar mais especial esta quadra. Um momento que será sempre especial e que desejamos que seja celebrado intensamente e com múltiplas possibilidades de escolha para diversão e comunhão do que é o nosso espírito natalício e festivo.
Assim sendo, teremos, neste Natal e no Fim de Ano, 11 propostas diversificadas que queremos que cheguem a todos os públicos, independentemente das idades, começando já a 25 de novembro com “A Magia do Natal no Mercado”, sendo esta a abertura oficial do nosso calendário de eventos.
As festividades continuam com a já clássica e gratuita “Aldeia Natal”, na Praça do Município, que costuma fazer a felicidade das nossas crianças, e que este ano apresenta o carrossel como principal atração. Também teremos, novamente, a Pista de Gelo no Jardim do Almirante Reis, a que se junta o “Natal na Praça”, ponto de passagem obrigatória nos 3 domingos de feiras natalícias, que sempre despertam muito interesse e que enchem a Praça do Peixe no Mercado dos Lavradores. Isto sem esquecer a grande Noite do Mercado que é, inquestionavelmente, o evento que mais gente traz às ruas do Funchal, numa onda de alegria e interação difícil de igualar.
O Natal no Funchal terá ainda espaço para a cultura, começando no Teatro Municipal Baltazar Dias, com a requintada exposição que enaltece e eleva o bordado madeirense e as mesas de Natal, passando depois pelo tradicional presépio ecológico, disponível para visitar no Átrio dos Paços do Concelho.
Terminamos com um espetáculo de fim de ano gratuito, no Parque de Santa Catarina, onde procuraremos divulgar o talento dos artistas regionais, para depois cantarmos os Reis no Mercado da Penteada e na Aldeia de Natal.
São, pois, estas as nossas contribuições para a “Festa” e Fim de Ano. Esperamos que agradem e sejam visitadas, sem nunca esquecermos o que realmente mais importa nesta altura: a magia dos valores de Natal, como a proximidade, a família, a alegria e a solidariedade.
Termino, desejando a todos Boas Festas e renovadas esperanças para 2025.
Maria Cristina Andrade Pedra Costa
Presidente da Câmara Municipal do Funchal